Vivendo em Palafitas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Moradores da comunidade do Mini Polo da fazendinha estão na eminencia de perder sua propriedade.



   
  Segundo os moradores do Mini Polo da fazendinha, existe uma provável desapropriação por parte do GEA em virtude de uma base Militar da Policia Ambiental que será construída no local. Residem na área aproximadamente 45 famílias, sendo que 14 delas estão prestes a perde sua moradia, o agricultor João Pereira que mora na área é um das 14 famílias que poderão sair do local. Segundo o agricultor ele já reside á aproximadamente 15 anos no Polo, e comprova que tem o titulo de posse dada pelo governo do Estado que lhe dar o direito de permanecer em sua residência.


   Os moradores pedem uma solução para que não percam sua terra, sendo que todos se mantem por meio da agricultura familiar, e solicitam também ajuda dos órgãos competentes a atenção que possa ampará-los. Robson Basto presidente do COAM Conselho das Associações de Moradores do Estado do Amapá pedirá ao Prefeito de Macapá Roberto Goés que articule a cessão da área do antigo matadouro desapropriado por problemas ambientais, para que possa ser construído o Batalhão Ambiental da Policia Militar na área, livrando os moradores de ficarem sem renda e moradia.
  Segundo a lei chamada de “uso capião” famílias que residem em áreas por mais de 5 anos tem o direito de permanecer legalmente no local. Famílias com esse direito poderão requerer o documento de propriedade dos órgãos responsáveis.   
  
Ao lado o documento de posse da terra que seu João Pereira apresentou em entrevista ao Programa "De Olho na Cidade" Rede Vida.                                                                                                                                                                                                         
Seu João Pereira em entrevista


                 


Fotografia: Uliclelson Luis


Nenhum comentário: