Vivendo em Palafitas

terça-feira, 12 de junho de 2012

OAB quer investigações sobre ameaça de morte a Advogado do Amapá


"O advogado Maurício Silva Pereira foi presidente  da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Amapá. Em sua atuação, apurou e denunciou crimes de homicídios e tortura cometidas por policiais do Bope do Amapá e representou contra agentes penitenciários envolvidos em crimes de tortura"



Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, informou hoje (11) que vai requerer investigações sobre as ameaças de morte bem como medidas de proteção à vida do advogado criminalista Maurício Silva Pereira, do Amapá, o qual recebeu em audiência acompanhado do presidente da Seccional da OAB-AP, Ulisses Träsel. Com base em relatório sobre as ameaças e intimidações sofridas pelo advogado e familiares, Ophir decidiu solicitar, oficialmente, providências urgentes para garantia da integridade física e defesa das  prerrogativas profissionais ao Ministério da Justiça, Secretaria de Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, Governador do Amapá, Superintendência da Política Federal  e  Secretaria de Segurança  Pública do Estado  
O advogado Maurício Silva Pereira foi presidente  da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Amapá. Em sua atuação, apurou e denunciou crimes de homicídios e tortura cometidas por policiais do Bope do Amapá e representou contra agentes penitenciários envolvidos em crimes de tortura, os quais, segundo informa estão na iminência de sofrer condenação criminal com perda a função pública. Além disso, seu escritório advocacia criminal, atualmente, atua na defesa de clientes citados em operações da Polícia Federal no Estado.  
Ao lado das providências que solicitará às autoridades federais, Ophir Cavalcante informou que o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB, Francisco Faiad (também conselheiro federal pelo Mato Grosso), irá ao Amapá nos próximos dias para tratar do caso. Na viagem, Faiad vai contatar as autoridades estaduais para requerer, em nome do Conselho Federal da OAB, investigações rigorosas das ameaças de morte a Maurício Pereira e medidas de proteção à sua vida  e de garantias às prerrogativas profissionais do advogado.  
Da audiência do presidente nacional da OAB ao advogado sob ameaça de morte no Amapá, além de Ulisses Träsel, presidente da OAB-AP, participaram também os conselheiros federais  da entidade pelo Estado, José Luis Wagner  e Vera de Jesus Pinheiro.
fonte: http://www.oab.org.br/noticia/23992/oab-quer-investigacoes-sobre-ameacas-de-morte-a-advogado-no-amapa#.T9dHevoZqo8.twitter site: oab.org.br

Nenhum comentário: