Vivendo em Palafitas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Responsabilidade Social

   Depois de postar  o significado deste Blog e sua missão, começou  um processo de exploração de informações em campo totalmente diferente de outros bem conhecidos, documentando de uma forma positiva o outro lado da moeda.


    Adentrando em becos e atalhos espremidos entre muros residências onde muitas pessoas de forma alguma entraram até por medo e outros por puro preconceito. Registramos e conhecemos elementos importantíssimos não somente para a história dessas localidades mais sim para quem tem responsabilidade social e nunca teve a oportunidade de conhecer o dia-a-dia dessas famílias e sua forma de vivencia.


     Nossa visita foi na passarela situada na Av: Tamoios no bairro do Muca zona sul da capital, onde existem em média 55 casas de madeira totalizando cerca de  25o pessoas.
    O que chamou a atenção desse blog foi à responsabilidade de alguns moradores, que com todas as dificuldades não perderam a sensibilidade de ajudar no crescimento e desenvolvimento de sua comunidade. Mesmo sem recurso e estrutura adequada realizam várias atividades produtivas, principalmente as religiosas.


    Ao passar em frente do centro missionário visualizamos o convite para relização de uma oficina de artesanato. Nesse momento percebemos a grande visão de inclusão profissional, iniciativa plausível do centro que mesmo sem nenhum apoio financeiro das esferas público e privada vem realizando tais trabalhos, profissionalizando os moradores dando perspectiva de renda futura, gerando uma boa qualidade de vida afastando  os mesmos de uma estatística miserável.

 


    Pr. Adauto é responsavel há mais de três anos pela rotina de algumas crianças que vivem em risco social, altamente vulneráveis a criminalidade, desempenhando um trabalho em oficinas de artesanato no Centro Missionário . 
Todos os sábados várias crianças participam dessas atividades, e aos domingos participam de aulas de ensino religioso, aprendendo a ter um bom comportamento por meio das doutrinas da bíblia, facilitando em muito na formação do caráter e personalidade dos beneficiados. 
 
    Todo esse projeto começou com a construção do Centro Missionário, infelizmente construido em uma aréa de preservação ambiental, não por opção mas por necessidade. Ai me pergunto de quem é a culpa do desmatamento e degradação do meio ambiente protegido por lei. Nossa ou de  governantes que ficaram por muito tempo administrando em terras tucujus? 

   Não somente os moradores da passarela tamoios mas qualquer cidadão é convidado para conhecer e participar das atividades do centro missionário, e principalmente interagir e trocar experiências, como diz na fotografia “SEJAM BEM VINDOS”.


   Essa imagem simboliza, a direita o Centro Missionário, no meio a linha  imaginária do equador e a esquerda o sonho imaginário de uma casa digna em um lugar melhor de se viver. Essa foto é um  presente que as crianças beneficiadas mandaram para vocês, visitantes do blog.
  Não somente este mas outros trabalhos são constantimente realizados na chamada “FAVELA DA AMAZÔNIA”. E se você quiser ajudar no crescimento desse trabalho adquirindo os artesanatos feito pelas crianças é só entra em contato com o pastor Adauto pelo número:
  (96) 9972-3873.
Até a próxima postagem.

Nenhum comentário: