Vivendo em Palafitas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mão Amiga


Favela da Amazônia adentro, chegamos a Décima Avenida do bairro dos Congos onde existem 73 casas em palafitas totalizando cerca de 292 pessoas morando na área de ressaca. Fomos convidados para registrar um trabalho de cunho social  desenvolvido pelos próprios moradores que sensibilizados e preocupados com os jovens começaram esse magnífico projeto de inclusão social.
O que parecia ser de responsabilidade integral dos adultos começou se modificar depois que conhecemos o projeto “MÃO AMIGA”, desenvolvido por um grupo de jovens da baixada, sendo que todos menores de  18 anos.                                                   

Todo esse projeto começou em 2009 com o Pr. Junior, que construiu uma igreja com intuito de trabalhar espiritualmente com a comunidade, sentindo assim a necessidade de trazer os jovens até a igreja por meios mais dinâmicos como, teatro, hip-hop, dança e outras atividades socioculturais.
Segundo o Pastor todo esse trabalho começou pela necessidade de incluir os jovens a uma vida totalmente livre de violência e qualquer outro tipo de atividade que levem eles a uma vida conturbada e irregular , gerando um bem-estar para eles e principalmente para a comunidade que os cerca.
ETNA PLUS
.
ETNA PLUS ETNA PLUS

Rodrigo Brito Bruno de 14 anos é responsável pelo grupo de teatro, sendo que nunca estudou teatro, mais criou vários temas como “Só valorizamos quando perdemos” peça essa que relata a história de uma mãe que criou duas filhas sozinha, sendo que suas filhas não a respeitam e depois de um assalto sua mãe morre e elas choram a dor da perda. Rodrigo relata que essa peça tem o objetivo de chama à atenção dos jovens para que eles desenvolvam seu caráter visando o respeito à família e sociedade.
O que chamou a atenção é que Rodrigo mesmo vivendo em área de risco nunca se envolveu em nenhum tipo de atividade de risco, ao contrario desenvolve varias atividades sociais ajudando seus colegas a seguirem junto o mesmo caminho, que é uma vida digna aos olhos da sociedade.

Isso é a nova geração que cresce e se desenvolve com objetivo de mudar sua história e mostrar a quem possa que eles são humanos não somente em vida mais em capacidade e coragem de vencer os obstáculos que a vida inevitavelmente os proporcionou e seguir um caminho de paz e cidadania, por que todas as pessoas merecem viver bem e principalmente ter o acesso a uma vida igualitária e justa.
Se você tive interesse em ajudar essas pessoas ligue para o Pastor Junho pelo fone, 9124-3982.

2 comentários:

Anônimo disse...

parabens vcs sao realmente incrivel nunca desistam de fazer treato continue com esse talento incrivel realmente vcs merecem nota 10.

patricia disse...

eu amo o treato e tenho certeza que vcs devem continua serguindo com esse incrivel talento.vcs merecem nota 1000.