Vivendo em Palafitas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Exclusão invisível

 

Depois de varias lutas em busca de meus direitos constitucionais reconhecidos pela carta magna, a mãe das legislações brasileiras que seguem a declaração universal dos direitos humanos e tratados por meio das convenções das nações unidas que da todo reconhecimento e garantia da preservação da integridade e respeito pelo ser humano.

Quando cheguei até o Ministério do Trabalho e Emprego em sua superintendência Regional do Amapá para emiti meus documentos para meu registro profissional, dei de cara com um requisito que descrevia que pessoas com seu nome no rol dos culpados não poderiam ter o direito do registro profissional que reconhece minha profissão de repórter cinematográfico como seguimento do jornalismo, se eu pudesse ter tal direito poderia ser registrado no sindicato dos jornalistas e principalmente participar com as categorias sindicais do seguimento no debate sobre todos os assuntos relacionados à nossa profissão que sofre bastante com a falta de um teto salarial digno para essa categoria tão importante para o crescimento social.

Felizmente na ditadura militar o ex-presidente lula teve o privilegio de se sindicalizar diferente de mim em plena época de pura democracia estou sendo exclusivamente desprovido de tal direito. Destaquei o ex-presidente lula por que não somente foi á pessoa que ajudou no enfraquecimento da ditadura militar, mais também foi à pessoa que me deu a anistia que me reintegrava aos direitos políticos e sociais, mais percebi que a anistia da autoridade máxima da republica brasileira com os atributos que lhe conferem me daria há total liberdade, mais me enganei. Ai de mim pobre e pobre cidadão, que pelo menos eu acho que sou agora.

O registro profissional é a identidade da profissão sem isso você fica a mercê do mercado não podendo participar de concursos públicos ou empregar-se em qualquer meio de comunicação que exige tal registro, ou seja, um indigente funcional! Mas como isso acontece no Brasil? Pais esse livre de ditadura militar e outras situações que agravavam o ir e vir. Temos exemplos de nossa historia de pessoas que hoje estão gozando de sua liberdade de ir e vir que há décadas atrás sofreram em regimes cruéis e severos, mais hoje! Por que isso esta acontecendo, não posso exercer meus gozos sociais, ou estou marcado perpetuamente para viver escravizado e restrito de liberdade? Que deus me ajude por que agora que percebi que a luta não acabou.

Nenhum comentário: