Vivendo em Palafitas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mãe dos Pobres

 

 No último domingo (3), foi realizado no bairro Pantanal um  maravilhoso bingo na sede de Nossa Senhora Mãe dos Pobres que contou com a participação de mais de duas mil pessoas vindas de vários lugares da cidade, Pacoval, Laguinho, Cidade Nova e Ribeirinha do entorno do rio Amazonas. Essa programação já é pioneira na localidade que há 24 anos vem sendo realizada pela própria igreja ligada á paróquia São Benedito.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                             O evento é oficialmente festejado todo dia 2 do mês de março, mas conforme explicações de um dos  coordenadores da comunidade, Jacinto Mendes Cruz, que há quatro anos vem trabalhando na localidade, houve-se a necessidade de ser mudada a data, devido o mal tempo. “Há décadas atrás os padres modificaram a data do festejo por ocasião de ser em épocas de grande fluxo de chuvas que impossibilitavam totalmente a festa. Esse foi o motivo da modificação da data para todo o dia 06 de junho” explica Jacinto. A festividade não somente serve para reverenciar a santa dos pobres, como também serve para angariar fundos como forma de suporte aos trabalhos de evangelização do grupo eclesiástico que há anos vem prestando esse serviço divino à comunidade pobre principalmente das áreas de ressaca.

O mais importante e interessante nessa festividade é a união daqueles fiéis, ou seja, como a comunidade contribui, todas as premiações do bingo são doadas pelos próprios moradores que estruturam cada ano essa festividade na capital. O que se observou também foi a alegria estonteante das famílias, mesmo sabendo que os prêmios fossem simples. O numero de pessoas que chegavam ao lugar e participavam civilizadamente do evento estavam certos que o que importava naquele momento era a tradição que vai passando de pai para filho, mostrando assim o crescimento dos números de devotos a nossa senhora Mãe dos Pobres.
Detalhes
O que vale é a participação!

Como o numero de pessoas foi grande, o calor humano se intensificou e a  cartela de bingo serviu como instrumento de ventilação para os brincantes que alegres não se deram o luxo e harmonizaram o clima com a satisfação de devotar e participar do bingo, utilizando a fé para dar sorte nas premiações.

Respeito e tranqüilidade imperaram no evento depois do encerramento da  programação não somente pela ajuda da Policia Militar, mas também pela paz de Nossa senhora que transmitiu a todos que retornaram como vieram de suas casas, na pura e harmoniosa Paz. Lindo e maravilhoso foi ver as comunidade de áreas, que muitos consideram de risco, participando de maneira organizada do bingão solidário. Parabéns a Favela da Amazônia.

Nenhum comentário: