Vivendo em Palafitas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Desumanidade, não mais!

Todos nos sabemos como é complicado administrar um sistema penitenciário, não somente por estarem lá pessoas que cometeram diversas iniqüidades contra a nossa sociedade, mas sim por se o centro da segurança publica. O IAPEN é um lugar de grande importância para nossa sociedade querendo ou não, por ocasião de ser um instituto que tem a finalidade de ressocializar o individuo para depois ser posto em liberdade, mas para isso precisaria de uma estrutura que há anos não existia.

Nos últimos oito anos da gestão passada o IAPEN tinha se tornado por parte de algumas esferas do poder publico um centro de marginalização de pessoas e instrumento ilicito de desvio de dinheiro publico oriundo de seu orçamento altíssimo de 12 milhões que somente com alimentação eram gastos 70%. A realidade na qualidade da refeição do IAPEN era totalmente diferente dos valores superfaturados, comida estragada que geravam varias doenças aos internos, alimentos fornecidos fora da validade, e principalmente a sua estrutura defasada por irresponsabilidade de seus administradores que a Policia federal levou em  condução coercitiva na operação mãos limpas que prendeu até mesmo os ex-governadores do Amapá Waldez Góes e Pedro Paulo por desvio de dinheiro público.

Uma das pessoas que lutou e acompanhou toda essa situação foi atual Governador do Estado do Amapá Camilo Capiberibe, que na época deputado e presidente da comissão dos direitos humanos da Assembléia legislativa, denunciou as situações insalubres do presídio, sendo marcante sua atuação naquela casa de detenção. Relembro muito bem como ficou o atual governador na época, que não acreditando em tal situação ficou chocado com tanta desumanidade e desrespeito pelos direitos humanos, principalmente quando visitou a cozinha daquele instituto.

Só quem presenciou todas as fragilidades poderia fazer algo por essas pessoas. E isso fez!

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou, nesta quinta-feira, 9, no Instituto e Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), a nova cozinha e refeitório do Iapen. A medida representa redução de custos, além da melhoria da qualidade da alimentação dos internos e servidores da casa prisional.


Com um investimento de 1,7 milhão, o novo ambiente é modernizado e segue os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Possui duas câmaras frias, seis caldeiras, dois microondas e quatro fogões industriais. Além da cozinha moderna, o novo espaço possui um açougue e refeitório completo, onde os servidores da penitenciária poderão fazer suas refeições em local totalmente climatizado. Parabéns!

Fonte: Site Governo do Estado.

Nenhum comentário: